FINDBUGS ECLIPSE 3.0.0
Análise estática de código é uma análise automatizada realizada por um ferramenta (software) sem que seja preciso executar o programa a ser analisado. A ferramenta procura no código-fonte do aplicativo os locais que contém erros ou prováveis causas de erros no programa. Esses locais devem, posteriormente, ser verificados pelo programador, que vai decidir se o código será ou não corrigido. Os analisadores estáticos de código permitem aos desenvolvedores detectar diversos erros nos estágios iniciais do processo de desenvolvimento de um software.
Dentre as ferramentas utilizadas para esse propósito, exporemos o FindBugs, que auxilia os desenvolvedores a encontrar erros escondidos ou aqueles que passam despercebidos nos códigos feitos pelos programadores.
O FindBugs pode ser baixado na IDE Eclipse, acessando: Help> Eclipse Marketplace> Digitar na Opção Search “FindBugs”> Install> Concluir a instalação. conforme figuras 1 e 2, abaixo.
Figura 1.
Figura 2.
Para utilizar o FindBugs é muito simples, basta ir no projeto, pacote ou classe em que deseja fazer a análise estática e clicar com o botão direito do mouse encima e escolher a opção ir no menu FindBugs e na opção FindBugs. Conforme figura 3, abaixo.
Após isso será gerado e exibido um relatório completo de todas as anomalias existentes no pacote ou classe selecionada. .
Após a análise ser finalizada, abra a perspectiva FindBugs (se a mesma não estiver disponível na barra de ferramentas do Eclipse, basta ir ao menu Windows > Open perspective > Other e na janela que se abre escolher FindBugs).
Conforme figuras 4, 5 e 6, abaixo.
Figura 4.
Figura 5.
Abrirá uma janela, listando (na aba Bug Explorer) os problemas encontrados.
Figura 6.
O FindBugs é criterioso e apresenta um relatório bem interessante. Onde contém informações sobre:
- Acesso a referências null
- Uso inapropriado de APIs
- Overflow em vetores
- Divisão por zero
- Campos estáticos não declarados como final
- Uma classe que sobrescreve o método equals(Object) mas não sobrescreve o método hashCode()
- Um campo estático e final que referencia um vetor mutável
- Entre muitos outros.
Atualmente a ferramenta FindBugs provê suporte a mais de 250 padrões de erros sendo mais de uma centena deles classificados como erros de correção. Além disso, permite que programadores escrevam seus próprios padrões de erros.
Com o relatório exposto pelo FindBugs é possível que os desenvolvedor, arquitetos e líderes de projetos avaliem melhor o código, o projeto e inclusive a equipe sob uma outra perspectiva, além de fornecer um feedback de onde os desenvolvedores estão mais desatentos.
O FindBugs mostra, ainda, uma descrição do bug explicando os possíveis problemas que o mesmo pode causar (Botão direito do mouse> aba Properties). Conforme figuras 7 e 8, a seguir. Cabe apenas ao desenvolvedor efetuar a correção.
Figura 7.
Figura 8.
Ao adotar ferramentas de análise estática, como o FindBugs, é fundamental que os desenvolvedores configurem e adaptem os tipos de defeitos reportados por tais ferramentas ao perfil do sistema que está sendo analisado. Dessa forma, o número de defeitos não relevantes – ou falso positivos – reportados por tais ferramentas é substancialmente reduzido, chegando a ser inferior a 60% na maioria dos casos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário